A NCN Med tem suas operações amparadas através de Normas Regulamentadoras. Uma das principais formas de mitigar os riscos é contribuindo com a segurança em ambiente de trabalho e com a utilização de EPIs.
Investir em segurança é essencial para o bem-estar do ser humano, quando o assunto é proteção profissional, o tema torna-se ainda mais importante. Todos os dias em diversos segmentos, trabalhadores expõem suas vidas em prol de um bem maior. Desse modo, situações de risco de nível mínimo a alto estão presentes na vida de alguns profissionais, que se arriscam diariamente no cumprimento de suas atividades.
Porém, existem formas de extinguir essas intercorrências, ou pelo menos diminuí-las. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 96% dos acidentes de trabalho podem ser evitados.
A principal e mais eficiente forma de aumentar a segurança dos profissionais é o uso dos EPIs, que possuem importância significativa em relação à qualidade do de vida e trabalho dos trabalhadores.
EPI significa Equipamento de Proteção Individual, apesar da sigla aparentemente simples, seu uso garante a segurança de profissionais de diversas áreas. Por esse motivo, os equipamentos são estabelecidos de acordo com as atividades exercidas pelo profissional e têm como objetivo principal a proteção contra as possíveis ameaças à vida do trabalhador, seja em relação à saúde ou à segurança.

Portanto, devido a essa importância, a utilização dos EPIs em funções específicas é obrigatória e determinada pela Lei n.º 6.514/77 da CLT e regulamentada pela NR6.
Todos os equipamentos devem ser oferecidos pela empresa e de maneira alguma devem ser cobrados, pois é obrigação dos gestores oferecê-los gratuitamente.